BIOS - Basic Input/Output System 

BIOS, ou em português, Sistema básico de entrada/saída, é um programa que já vem gravado na firmware, ou seja, na memória permanente do computador.

O BIOS é executado no momento em que o computador é ligado, e é ele que inicia o sistema operacional instalado. A tarefa mais importante deste programa “primitivo” é dar andamento ao sistema operacional, já que este não possui as ferramentas necessárias para iniciar sozinho, pois está instalado no disco rígido, e sem algo que faça a conexão do disco rígido com o processador, não há a ligação.

Além disso, quando há algum problema do sistema operacional, é através do BIOS que se faz o reparo do computador.

Quem tem no mínimo uns 30 anos de idade deve lembrar do MS-DOS. Quando este era o sistema operacional mais usado, o BIOS possuía muito mais funções do que hoje em dia.

Todas as funções do BIOS se dividem, desta forma, em:

 

  • verificar as configurações de hardware
  • faz o diagnóstico de possíveis problemas no funcionamento e organização do computador
  • descompacta dados para a memória principal
  • além de outras

 

O chip do BIOS (Mask-ROM e PROM) localiza-se nas placas-mãe mais antigas. O tipo de chip Flash ROM é feito para as placas-mãe mais recentes, e normalmente utilizada nos microcomputadores atuais.

É possível atualizar o BIOS, entretanto esse recurso só é indicado em caso de extrema necessidade, já que as chances de vir a dar algum problema no sistema do computador é muito grande, podendo deixar a placa-mãe sem comunicação.