Placa de Vídeo - Video Card 

A placa de vídeo faz parte de todos os computadores. Ela pode ser independente, com memória própria, ou pode estar integrada à placa-mãe. Depende da utilidade que o proprietário do microcomputador vai dar a seu dispositivo.

A placa mãe faz a ligação entre o computador e o monitor, enviando sinais daquele a este.

No caso em que a placa de vídeo é incorporada à placa mãe (On-Board), a placa de vídeo utiliza a memória do próprio computador, o que diminui consideravelmente sua eficácia, neste caso chama-se memória partilhada.

Para quem trabalha com imagens de altas resoluções, vídeos, games, ou que apenas gosta de jogos com gráficos mais complexos, tridimensionais, por exemplo, o indicado é ter uma placa de vídeo independente na placa-mãe (Off-Board). Os resultados serão muito melhores, além de ser mais rápido.

Uma das grandes diferenças, é que a placa de vídeo independente agiliza a quantidade de frames per second, ou seja, de quadros por segundo (FPS), o que melhora significantemente a qualidade da imagem.

Conforme a tecnologia foi se desenvolvendo, assim aconteceu com as placas de vídeo. se, inicialmente, os microcomputadores não possuíam recursos para rodar grandes imagens, vídeos ou games, com o passar do tempo essa tecnologia foi sendo desenvolvida, e, em função disso, foi sendo necessária uma placa de vídeo cada vez mais potente, para dar conta de todos estes novos recursos. É sempre bom lembrar que nem sempre é necessária uma placa tão potente no computador. Depende do uso que você vai dar a ele.

O mais importante é o uso consciente dos recursos.