Grande parte da população ainda não tem conhecimento de que é possível consultar processo no INSS de forma virtual. Este é um processo rápido e pouco burocrático. Neste artigo você vai aprender como realizar essa consulta e por que estes processos estão se tornando cada vez mais comuns.
Atualmente têm crescido muito o número de processos administrativos contra o INSS. Por este motivo foi criado um sistema jurídico com o objetivo de oferecer mais autonomia e agilidade aos cidadãos, que podem realizar algumas consultas em suas casas com poucos cliques.
Você pode realizar a consulta da seguinte maneira: entre na plataforma e-Recursos (você pode usar seu computador ou o navegador de seu celular). Logo na página inicial você encontrará uma área focada para consulta. Informe os dados que serão pedidos (protocolo, CPF e número do processo).
Depois, clique em ‘Consultar’. Essa é a forma mais rápida de realizar a conferência destes dados.
A seguir iremos destacar os principais fatores que fazem com que as pessoas processem o INSS. Indicamos que você leia atentamente, pois você pode estar sendo lesado por este sistema.
O primeiro e mais comum caso de processo são por procedimentos de aposentadoria (que englobam todos os casos: invalidez, aposentadoria por idade, auxílio-acidente e auxílio-doença).
Este problema tem crescido ainda mais por conta das medidas federais de corte de gastos e outros projetos socioeconômicos.
Tais cortes são refletidos principalmente nas populações mais pobres do país, que por sua vez tendem a necessitar cada vez mais de auxílios financeiros, como o auxílio emergencial criado durante a pandemia do covid-19 ou o bolsa família.
Ao abrir um processo contra o INSS você mostra ao governo suas insatisfações com este e outros sistemas, além de ir atrás de seus direitos garantidos pela constituição.
Assim, a previdência se torna um dos poucos recursos que a população procura para garantir seu sustento. Logo, quando muitas pessoas ficam insatisfeitas, o sistema deve, teoricamente, mudar.